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Eletroencefalografia Na Prática Clínica

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O curso de eletroencefalografia na prática é destinado para médicos com objetivo de introduzir os principais princípios do eletroencefalograma. Serão abordados aspectos básicos de neurofisiologia, sistema 10-20 e conhecimento dos aspectos do exame normal nas diversas faixas etárias e as principais alterações patológicas. Contará com aulas teóricas expositivas e discussões de casos baseados em casos reais e interação com especialistas no assunto com trocas e análises de traçados.

Categoria:

Coordenadora: Dra. Isabella D’Andrea

O curso de eletroencefalografia na prática é destinado para médicos com objetivo de introduzir os principais princípios do eletroencefalograma. Serão abordados aspectos básicos de neurofisiologia, sistema 10-20 e conhecimento dos aspectos do exame normal nas diversas faixas etárias e as principais alterações patológicas. Contará com aulas teóricas expositivas e discussões de casos baseados em casos reais e interação com especialistas no assunto com trocas e análises de traçados.

  • Módulos
    • Modulo 1- EEG normal
    • Módulo 2- Principais alterações patológicas

Número de aulas por módulo e respectivos títulos

Módulo 1: – EEG normal

  1. Introdução: Neurofisiologia Básica
  2. Introdução: Aspectos físicos. Amplificadores, velocidade do papel, sensibilidade e ganho, filtros de alta e baixa, números e letras: sistema 10-20, montagens mais comuns, reformatação, digitalização do sinal, conversão ad, taxa de amostragem, aliasing: erro amostral, Teorema de Nyquist
  3. Adulto normal vigília (as faixas de frequência, RDP, os padrões beta anterior e alfa posterior)
  4. Maturação EEG + criança normal vigília
  5. Sonolência e sono (mostrar as fases, os elementos fisiológicos do sono, as diferenças do adulto x criança, hipersincronias).
  6. Artefatos externo e fisiológicos (60hz, pop de eletrodo, ponte salina, muscular, ocular, mastigação, glossocinético).
  7. Manobras de ativação (protocolo delas, normal x patológico e as principais síndromes que elas aparecem).
  8. Variantes da normalidade I à Variante rítmicas: variantes alfa, um, a brecha, SREDA, teta de linha
  9. Variante da normalidade II à Epileptiformes: bets, phantom, pontas positivas 14-6Hz).
  10. Como laudar o exame

Módulo 2: Alterações patológicas

  1. Epilepsias focais (revisão de dipolo e polaridade, os padrões epileptiformes, as lentificações diferenciado o que é mais associado a epilepsia e o que não é, mostrar uma descarga generalizada para mostrar como é, sincronia bilateral secundária). Talvez comentaria final sobre EMT porque é o mais importante.
  2. Epilepsia occiptal autolimitada precoce e tardia da infância, epilepsia autolimitada com pontas centro temporais.
  3. Epilepsia generalizadas idiopáticas: EMJ, ausência infantil, ausência juvenil e epilepsia com crises tônico clônicas somente.
  4. Encafalopatia epilépticas introdução
  5. Encefalopatias epilépticas neonatais: síndrome de otahara / mioclonica precoce
  6. Lactente: Síndrome de Dravet, Síndrome de West.
  7. Infância: Síndrome de Lennox, Epilepsia mioclônico astática, POCS
  8. Padrões periódicos e status epilepticus
  9. Coma + encefalopatias não epiléticas
  10. Discussão de casos clínicos e traçados

Aula extra

  1. Como montar um laboratório de EEG, o que a sala precisa, treinamento de técnico

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Total de horas aula e duração do curso (início e final) 15 h

  • Público-alvo / pré-requisitos: Médicos e alunos de medicina com interesse no conhecimento de aspectos básicos e práticos do eletroencefalograma
  • Avaliação final: Não terá
  • Referências bibliográficas
  • Relação dos professores convidados, respectivos títulos (mestre/doutor) e contatos (whatsapp e e-mail para organização do trabalho da coordenação acadêmica)
  • Informar se o curso será apenas teórico, teórico/prático e se haverá mentoria. Curso teórico/prático
  • Informar como será o material do curso com finalidade de organização logística por parte da coordenação acadêmica e TI:
    1. Fornecimento de material em PDF para os alunos e módulos ao vivo para discussão de traçados
    2. Foto pessoal, bem como outros imagens que considerem necessárias para divulgarmos na área dos respectivos cursos.

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